Notícias

Correio do Povo: Aciau promove reunião com as forças policiais de Uruaçu para discutir sobre segurança

Preocupado com o crescimento das ocorrências de roubos e furtos no comércio e nas residências no município de Uruaçu, o presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau), Cristiano Ribeiro, convidou os responsáveis que fazem a segurança do município para uma reunião, no intuito de discutir e buscar alternativas que ajudem a combater a criminalidade e ofereça mais segurança aos comerciantes da cidade.

A reunião que aconteceu nesta quarta-feira, dia 14, com as forças policiais de segurança do município de Uruaçu, contou com as presenças dos delegados da Polícia Civil, doutor Fernando Martins, Sandro Leal e Peterson Amin; do comandante do 14º BPM, Cel. Maxwell Franco; do comandante do 18º Comando Regional, Cel. Marco Aurelio Godinho; do chefe da Polícia Técnico-Científica, doutor Marcelo de Castro; do diretor do Sistema Prisional de Uruaçu, Márcio Moreira; além do presidente da Aciau, Cristiano Ribeiro e parte da diretoria da instituição.

Durante a reunião foram apresentados pela força policial as dificuldades e algumas alternativas que podem ajudar a diminuir e prender os infratores que cometem crimes de roubos e furtos na cidade. Uma das ações apresentadas foi a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade e nas residências para coibir e facilitar na identificação do infrator, além de ajudar no flagrante e colher provas do crime. Para que isso aconteça, é preciso buscar parceria entre os poderes públicos e privados para custear o projeto que já existe há vários anos e nunca saiu do papel por falta de entendimento entre essas duas esferas.

Os delegados falaram que uma das dificuldades é a falta de efetivos, mas que mesmo assim tem conseguido dar uma resposta rápida aos inquéritos. O doutor Fernando explica que no caso de furto simples ou invasão domiciliar, geralmente é arbitrada uma fiança. “Infelizmente esses crimes de menores gravidades e com os presídios cheios, nos obriga a tomar essas decisões. Lembrando que esse tipo de decisão é um entendimento jurídico e a gente é obrigado a liberar o autor mediante o pagamento de fiança”, explica.

“Precisamos de uma reforma judiciário urgente pra gente conseguir resolver o problema de segurança pública no país. Enquanto isso não acontece é muito importante fazer uma parceria entre a iniciativa privada e pública para nos ajudar a fazer a segurança nos municípios. Precisamos ainda, seguir um planejamento pontual para concentrar o policiamento nos locais onde o índice de criminalidade é maior”, ressalta o Cel. Godinho.

“Nossas dificuldades são tantas que tem dia que temos duas viaturas e nos finais de semana muitas vezes, quatro, para atender toda a cidade. Por isso o tempo de resposta é lento. Mas tudo que está ao nosso alcance, estamos fazendo dentro das nossas limitações”, disse o Cel. Maxwell.

“É muito importante lembrar que quando acontecer um roubo de qualquer natureza, a vítima precisa registrar toda cena do crime, isso nos ajuda a periciar o local para facilitar na identificação do infrator. Aquilo que muitas vezes é insignificante pra vocês, é importante pra nós obtermos êxito na investigação. Nunca deixa de registrar uma ocorrência por pequena que ela seja”, pede Dr. Marcelo.

“Se a gente for fazer o ideal, não fazemos o possível. A sociedade e principalmente os empresários, precisam buscar e exigir das autoridades as melhorias pra sua cidade, é inexplicável uma cidade desse porte não existir um sistema de monitoramento por câmeras”, cobra Márcio Moreira.

Segundo o diretor prisional, Márcio Moreira, presos têm que trabalhar e estudar. “Estamos hoje com 60 presos matriculados e estudando em Uruaçu. Estamos buscando mecanismos junto ao poder público para colocar esses presos pra trabalhar. No nosso país apenas 3% dos presos estão trabalhando ou estudando. A maior parte desses presos tem entre 18 e 29 anos de idade. Outro fato que nos chama a atenção, é que a maioria dos infratores é composta por analfabetos e 80% dos deles cometeram crimes relacionados as drogas”, finaliza o diretor.

 

(Fonte: https://www.correiodopovogo.com.br/2021/04/15/aciau-promove-reuniao-com-as-forcas-policiais-de-uruacu-para-discutir-sobre-seguranca/)